8 MELHORES MOMENTOS DO FESTIVAL ITALIANO DE NOVA VENEZA, EM 2023
- festivalitalianonv
- 22 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mai. de 2024
O 18º Festival Italiano - Gastronomia e Cultura de Nova Veneza GO aconteceu de 1 a 4 de junho de 2023 e recebeu cerca de 130 mil visitantes durante os 4 dias de evento.
1 - Ritmo acelerado na cozinha
Sessenta cozinheiras dedicaram-se nos quatro dias para que a produção de molhos, carnes e demais itens do cardápio da Cozinha da Nonna. No total, foram 78 bocas de fogão destinadas ao cozimento. Panelões de 100 litros de fervura do macarrão começavam a esquentar sem hora para terminar. A polenta frita é outro protagonista do cardápio, cuja produção não parava. Neste ano, a organização aumentou em 40% o volume de fubá para
atender a demanda. Veja abaixo um prato da massa com o molho "Goiás é bom demais", um dos grandes sucessos do festival, feito com pequi:

2 - Visitinhas na Cantina da Nonna
Em meio ao trabalho árduo, as cozinheiras receberam jornalistas, influencers e autoridades para conhecerem seus bastidores. O destaque fica com a visita do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, que conheceu o molho "Goiás É Bom Demais", que faz a mistura de cultura em um prato. Criado pela chef da Cozinha da Nonna, Vânia Alves, leva requeijão, pequi e frango na receita, que tem conquistado os paladares.

3 - Dança e energia
Expressivo em sua essência, os italianos não se comunicam apenas através de gestos, expressões faciais e da comunicação verbal. Dançar, para eles, é uma forma de confraternizar e celebrar conquistas. Por isso, ela não podia faltar no Festival Italiano de Nova Veneza, que convidou o premiado Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina, para a festa goiana. Com 12 coreografias,
eles contaram a história da imigração italiana em apresentações cheias de ritmo e energia.


4 - Música erudita de tirar o fôlego
De volta ao palco do Festival Italiano de Nova Veneza, o grupo formado pelos tenores Ricardo Régis e Marcelo Zanlucci, que formam a dupla Os Tenores do Brasil, mostraram sua eloquência e preparo vocal para a música erudita italiana. Para abrilhantar ainda mais o show, convidaram a soprano Roseane Soares para uma participação especial. Foi inesquecível.


5 - Baile de máscaras
Tradicionalmente realizado aos sábados, o baile de máscaras é uma das atrações mais esperadas pelo público. Resgatando o histórico do carnaval de Veneza, o baile em Goiás, segue a mesma tradição milenar do anonimato através das máscaras e traz diversão para os foliões. A festa teve acesso gratuito e foi animada ao som da cantora goiana, Anna Paula Drigo, com um repertório animado de marchinhas italianas e brasileiras.

6 - Interação com fãs
O cantor Sérgio Reis convidou fãs para uma participação especial em seu show. Um deles foi o garoto Estevão Rincon Mutão de Almeida, de apenas 8 anos. Ano passado, ele já havia sido convidado para tocar berrante durante o show e encantou o artista, ocasião em que que deu de presente o seu próprio berrante para o menino. Neste ano, o garoto subiu ao palco novamente para uma participação especial na lendária canção Menino da Porteira. Outra tocadora de berrante convidada a subir ao palco foi a goianiense Ana Paula de Assis.


7 - Panelaço
Depois de quatro dias atuando nos bastidores, chegou a hora das cozinheiras e todos que ajudam nas cozinhas do Festival Italiano ganharem o protagonismo dos palcos. O final do Festival Italiano foi marcado pela saída deles da cozinha e um animado trajeto pelo circuito do evento batendo tampas e panelas. Uma bonita sincronia comemorativa ao sucesso da festa. Foi pura energia.


Veja mais fotos no instagram: @festivalitaliano
Comments